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Psicopedagogia em Ação 

Aprendizagem e família uma parceria de sucesso

O PSICOPEDAGOGIA EM AÇÃO oferece  a seus pacientes ferramentas necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem com uma equipe de especialistas na área da educação.

Com estratégias de atendimento acolhedoras e  de forma lúdica o PISICOPEDAGOGIA EM AÇÃO respeita  e entende a dificuldade de aprendizagem da criança.  

Através de um trabalho personalizado e individual realiza atendimentos psicopedagógicos presenciais ou online.


A participação da família neste processo é sempre muito ativa e será essencial para o desenvolvimento da criança.  

As intervenções  que são realizadas  possuem a finalidade de prevenir e modificar sentimentos de “ não aprender”, as atividades são pensadas, estudadas e elaboradas de acordo com a necessidade de cada um  a fim de estimular as funções cognitivas,  abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais do paciente.


Atuando diretamente na construção  da autonomia  e independência por meio do processo de  ensino aprendizagem e em parceria com a família.

NOSSA METODOLOGIA

Atividades  envolvendo a ludicidade e a imaginação 

Jogos de tabuleiro  e computador

Leitura de diversos tipos de textos

Técnicas psicopedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem

Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora

Conto e reconto para o desenvolvimento da organização do pensamento

Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora

Atividades voltadas para a criatividade, atenção, reflexão, paciência, persistência, ritmo, lateralidade e muitos outros.

Como é o tratamento psicopedagógico?

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Durante a primeira consulta, procuramos compreender os elementos que desfavorecem o processo de aprendizagem do paciente. Além de estudar a sua relação com o aprender, será analisado também a influência de fatores ambientais, emocionais e afetivos. 

Por exemplo, uma criança rotulada como preguiçosa ou inquieta pode receber repreensões injustas por seu insucesso escolar. 

Influenciando negativamente em sua autoestima. 

Para chegar a conclusão, o psicopedagogo ouve as preocupações tanto dos familiares quanto dos docentes. Informações de outros profissionais que atenderam a criança, como fonoaudiólogos, pediatras e psiquiatras, são igualmente importantes para ajudar no diagnóstico. 

O próximo passo será  com o paciente de forma individual para observar o seu comportamento e estimulá-lo a citar as suas dificuldades. No caso das crianças, esse diálogo requer o uso de técnicas de ludoterapia. 

Os pais ou cuidadores, bem como a escola, são envolvidos ao longo do acompanhamento. O profissional, então, conversa diretamente com a coordenação da escola e observa o modo de agir do paciente em sala de aula. 

Os familiares também são convidados a participar do acompanhamento com frequência. Portanto, antes de dar início ao mesmo, precisam estar cientes da necessidade de dedicar o seu tempo a ele. As consultas com os pais são feitas individualmente para que possam ficar à vontade para se expressarem. 

O próximo passo é a realização de atividades para estimular as funções cognitivas do paciente. Do mesmo modo, as questões afetiva e social atreladas à dificuldade de aprender são trabalhadas. As crianças recebem um tratamento lúdico através de brinquedos, desenhos ou pinturas, jogos, brincadeiras, jogos, entre outros.

O QUE ESPERAR...

  • Organização da vida escolar de crianças e de adolescentes para que possam utilizar melhor o seu tempo de estudo;

  • Elaboração de um planejamento de estudos e ajuda para fazer anotações mais fáceis de compreender;

  • Determinação dos materiais escolares necessários para facilitar os momentos de estudo;

  • Identificação das disciplinas escolares consideradas mais complicadas —quais elementos são considerados de difícil compreensão e causam apreensão no paciente?;

  • Definição de métodos para melhorar o aprendizado dessas disciplinas; 

  • Reconhecimento do estilo de aprendizagem do paciente e orientação para atividades escolares ou acadêmicas futuras; 

  • Valorização das qualidades e das habilidades;

  • Recuperação da autonomia e da autoconfiança, especialmente em relação ao ato de aprender; e 

  • Desenvolvimento do raciocínio lógico através de jogos e desafios lúdicos. 

  • Avaliação dos sentimentos e crenças em relação à escola, aos familiares e a si mesmo.

Entre em contato

Tel: (11) 97424-0026

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