Psicopedagogia em Ação
Aprendizagem e família uma parceria de sucesso
O PSICOPEDAGOGIA EM AÇÃO oferece a seus pacientes ferramentas necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem com uma equipe de especialistas na área da educação.
Com estratégias de atendimento acolhedoras e de forma lúdica o PISICOPEDAGOGIA EM AÇÃO respeita e entende a dificuldade de aprendizagem da criança.
Através de um trabalho personalizado e individual realiza atendimentos psicopedagógicos presenciais ou online.
A participação da família neste processo é sempre muito ativa e será essencial para o desenvolvimento da criança.
As intervenções que são realizadas possuem a finalidade de prevenir e modificar sentimentos de “ não aprender”, as atividades são pensadas, estudadas e elaboradas de acordo com a necessidade de cada um a fim de estimular as funções cognitivas, abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais do paciente.
Atuando diretamente na construção da autonomia e independência por meio do processo de ensino aprendizagem e em parceria com a família.
NOSSA METODOLOGIA
Atividades envolvendo a ludicidade e a imaginação
Jogos de tabuleiro e computador
Leitura de diversos tipos de textos
Técnicas psicopedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem
Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora
Conto e reconto para o desenvolvimento da organização do pensamento
Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora
Atividades voltadas para a criatividade, atenção, reflexão, paciência, persistência, ritmo, lateralidade e muitos outros.
Como é o tratamento psicopedagógico?

Durante a primeira consulta, procuramos compreender os elementos que desfavorecem o processo de aprendizagem do paciente. Além de estudar a sua relação com o aprender, será analisado também a influência de fatores ambientais, emocionais e afetivos.
Por exemplo, uma criança rotulada como preguiçosa ou inquieta pode receber repreensões injustas por seu insucesso escolar.
Influenciando negativamente em sua autoestima.
Para chegar a conclusão, o psicopedagogo ouve as preocupações tanto dos familiares quanto dos docentes. Informações de outros profissionais que atenderam a criança, como fonoaudiólogos, pediatras e psiquiatras, são igualmente importantes para ajudar no diagnóstico.
O próximo passo será com o paciente de forma individual para observar o seu comportamento e estimulá-lo a citar as suas dificuldades. No caso das crianças, esse diálogo requer o uso de técnicas de ludoterapia.
Os pais ou cuidadores, bem como a escola, são envolvidos ao longo do acompanhamento. O profissional, então, conversa diretamente com a coordenação da escola e observa o modo de agir do paciente em sala de aula.
Os familiares também são convidados a participar do acompanhamento com frequência. Portanto, antes de dar início ao mesmo, precisam estar cientes da necessidade de dedicar o seu tempo a ele. As consultas com os pais são feitas individualmente para que possam ficar à vontade para se expressarem.
O próximo passo é a realização de atividades para estimular as funções cognitivas do paciente. Do mesmo modo, as questões afetiva e social atreladas à dificuldade de aprender são trabalhadas. As crianças recebem um tratamento lúdico através de brinquedos, desenhos ou pinturas, jogos, brincadeiras, jogos, entre outros.
O QUE ESPERAR...
Organização da vida escolar de crianças e de adolescentes para que possam utilizar melhor o seu tempo de estudo;
Elaboração de um planejamento de estudos e ajuda para fazer anotações mais fáceis de compreender;
Determinação dos materiais escolares necessários para facilitar os momentos de estudo;
Identificação das disciplinas escolares consideradas mais complicadas —quais elementos são considerados de difícil compreensão e causam apreensão no paciente?;
Definição de métodos para melhorar o aprendizado dessas disciplinas;
Reconhecimento do estilo de aprendizagem do paciente e orientação para atividades escolares ou acadêmicas futuras;
Valorização das qualidades e das habilidades;
Recuperação da autonomia e da autoconfiança, especialmente em relação ao ato de aprender; e
Desenvolvimento do raciocínio lógico através de jogos e desafios lúdicos.
Avaliação dos sentimentos e crenças em relação à escola, aos familiares e a si mesmo.