
O Papel do Psicopedagogo na escola
O psicopedagogo não busca atender apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem, mas também tem a intenção de oferecer suporte pedagógico aos profissionais da escola.
A atuação psicopedagógica no contexto escolar possui duas vertentes, a primeira delas está voltada para o aluno e tem o objetivo de integrá-lo novamente à aprendizagem, conforme os objetivos da educação formal.
Já o segundo tipo de trabalho está relacionado com a ação conjunta entre pedagogos, professores e orientadores, tem como objetivo detectar os entraves que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem e ajudar o professor na adoção de estratégias apropriadas, que facilitem o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
A Psicopedagogia na escola assume papel essencial na melhoria do ensino; portanto, o psicopedagogo é aquele que auxilia no aprimoramento dos processos, no fortalecimento da autoestima do aluno e no resgate da aprendizagem.
Para que o profissional possa intervir com competência no espaço escolar, precisa também considerar alguns indicadores, que são fundamentais para a melhoria dos processos. Nesse sentido, o psicopedagogo deve planejar seu trabalho de forma a contribuir para:
Melhorar o processo de ensino e a qualidade da aprendizagem, com base em uma visão ética e social;
Promover a aprendizagem cooperativa, em que cada aluno possa atingir seus objetivos de forma colaborativa, tendo a integração, o grupo, o trabalho em equipe como pressuposto para essa aprendizagem;
Promover a cooperação entre escola e a família com base nos projetos educativos específicos;
Colaborar com a formação do professor;
Participar de equipes multidisciplinares, compartilhando ideias, procedimentos e materiais didáticos
O psicopedagogo na instituição exerce um trabalho preventivo onde tem a possibilidade de diminuir a “frequência dos problemas de aprendizagem”.
Seu trabalho envolverá um diagnóstico para a identificação do problema para depois desenvolver um plano de intervenção.
Na escola os processos didáticos-metodológicos são avaliados e procura-se entender como o funcionamento da instituição interfere no processo de aprendizagem.
O trabalho psicopedagógico nas escolas inclui a orientação de professores e de outros profissionais para a melhoria nas estratégias e condições do processo ensino-aprendizagem, assim como para a prevenção de eventuais problemas.
Podendo fazer um trabalho com os pais, orientando-os a como oferecer apoio ao aluno.
Com a criança, o trabalho é feito buscando ferramentas e estratégias eficazes a fim de desenvolver competências e habilidades capazes de auxiliar nas suas dificuldades de aprendizagem.