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O Papel do Psicopedagogo na escola

O psicopedagogo não busca atender apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem, mas também tem a intenção de oferecer suporte pedagógico aos profissionais da escola.


A atuação psicopedagógica no contexto escolar possui duas vertentes, a primeira delas está voltada para o aluno e tem o objetivo de integrá-lo novamente à aprendizagem, conforme os objetivos da educação formal.


Já o segundo tipo de trabalho está relacionado com a ação conjunta entre pedagogos, professores e orientadores, tem como objetivo detectar os entraves que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem e ajudar o professor na adoção de estratégias apropriadas, que facilitem o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.

A Psicopedagogia na escola assume papel essencial na melhoria do ensino; portanto, o psicopedagogo é aquele que auxilia no aprimoramento dos processos, no fortalecimento da autoestima do aluno e no resgate da aprendizagem.

Para que o profissional possa intervir com competência no espaço escolar, precisa também considerar alguns indicadores, que são fundamentais para a melhoria dos processos. Nesse sentido, o psicopedagogo deve planejar seu trabalho de forma a contribuir para:

  • Melhorar o processo de ensino e a qualidade da aprendizagem, com base em uma visão ética e social;

  • Promover a aprendizagem cooperativa, em que cada aluno possa atingir seus objetivos de forma colaborativa, tendo a integração, o grupo, o trabalho em equipe como pressuposto para essa aprendizagem;

  • Promover a cooperação entre escola e a família com base nos projetos educativos específicos;

  • Colaborar com a formação do professor;

  • Participar de equipes multidisciplinares, compartilhando ideias, procedimentos e materiais didáticos

O psicopedagogo na instituição exerce um trabalho preventivo onde tem a possibilidade de diminuir a “frequência dos problemas de aprendizagem”.


Seu trabalho envolverá um diagnóstico para a identificação do problema para depois desenvolver um plano de intervenção.


Na escola os processos didáticos-metodológicos são avaliados e procura-se entender como o funcionamento da instituição interfere no processo de aprendizagem.


O trabalho psicopedagógico nas escolas inclui a orientação de professores e de outros profissionais para a melhoria nas estratégias e condições do processo ensino-aprendizagem, assim como para a prevenção de eventuais problemas.


Podendo  fazer um trabalho com os pais, orientando-os a como oferecer apoio ao aluno.


Com a criança, o trabalho é feito buscando ferramentas e estratégias eficazes a fim de desenvolver competências e habilidades capazes de auxiliar nas suas dificuldades de aprendizagem.

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Tel: (11) 97424-0026

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